quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Estêncil de parede

Como professor de educação básica voltada para artes, venho desenvolvendo trabalhos práticos com as turmas do ensino fundamental 2 (ou finais) e também ensino médio. Os trabalhos envolvem animação, cinematografia, música, teatro, entre outras coisas.
Para o sétimo ano do fundamental 2 estou desenvolvendo ao londo do 3º bimestre deste ano trabalhos voltados para as artes nas ruas e destas resolvi, em conversa com os alunos, fazer com eles  um trabalho de estêncil de parede, arte já bem distribuída nas paredes das cidades, principalmente na parte pobre ou histórica com os grafiteiros e artistas visuais de rua.
O primeiro passo foi a parte teórica, que vem no livro didático do ano estudado, falando das artes que existem nas ruas e as pessoas nem conhecem direito.
O segundo passo é criar imagens que existem na internet e colar elas em chapas de raios x que foram cedidas por outros professores da escola e também de alunos.
O terceiro passo é cortar, com muito cuidado as imagens que estão coladas nas chapas de raios x e  depois lavar as chapas, para retirar a cola e o papel da chapa e assim ela ficar livre para os meninos usarem nas paredes. (estamos nesta etapa no momento).
O quarto e ultimo passo é pintar as paredes da escola, a partir da escolha da direção, o qual será feito na próxima aula.
Não se pode fazer todos os passos em apenas um dia. Para nosso trabalho são necessários 3 dias ao menos, pois precisamos de tempo para fazer as criações e poder ter melhor domínio no alvoroço dos alunos.
Algumas fotos do que foi criado até o momento.





2 comentários: