quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Palestra/oficina sobre animação em Grossos/RN

Dia 14 de fevereiro de 2011 fiz uma pequena palestra/oficina sobre desenho animado na Casa da Cultura em Grossos/RN, onde dona Jurandir Brito e todos os alunos e funcionários da casa e receberam muito bem. Fiz algumas visitas às salas e vi que algumas das salas, todas com nomes de pessoas históricas da cidade, tinha algumas com o nome de pessoas da minha família, como meu avô, Antonio Borges de Souza, meu tio, Josué Borges e meu tio Avô José Borges de Souza, nome o qual meu pai herdou como José Borges Sobrinho.

Após a visitação das salas, logo chegaram os alunos para o início do curso.


Antes da oficina, falei algo sobre a persistência da imagem na retina e a nossa ilusão de movimento ao nos depararmos com filmes, vídeos, internet, etc.


Fiz o uso do praxinoscópio com todos e, como era uma oficina, os alunos logo fizeram suas primeiras animações com tiras do praxinoscópio e viram o resultado de suas primeiras produções.




Depois falei sobre flibook, onde os alunos também fizeram seus próprios flips.

desenho em folhas de de papel com a animação tradicional e também o uso do computador na produção de um desenho animado com programa destinado a isso, como o toon boom studio. outro programa foi usado para demonstrar animação, aí já sendo o Blender, programa em 3d, já, muito difundido no mundo da animação.


Resultado dos desenhos dos alunos: um personagem dando tchau!
  

Aluno Bruno criando sua primeira animação no computador. abaixo sequência da produção e o resultado com um pequeno desenho animado.
 
 <> 

o uso do computador como ferramenta de animação para 3D. abaixo o resultado de uma pequena animação em 3D


Terminamos a oficina vendo algumas animações na internet. a palestra durou cerca de 3 horas e acredito que tenha funcionado bem, pois se destinava aos alunos perceberem que existe possibilidade dos seus desenhos poderem ser animados e eles poderem fazer suas próprias produções se forem direcionados para isso. e, claro, eles vão ver desenhos animados a partir da oficina com outros olhos.
nos vemos em breve.

3 comentários:

  1. excelente trabalho. vc é um patrimônio cultural do RN.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom cara. Parabéns!!!!!!!!
    Sucesso.
    Begê
    www.portaldoilustrador.com

    ResponderExcluir
  3. Parabens, excelente trabalho. Tudo muito bom no seu blog, indicarei nas minhas páginas, aguarde.
    Abração
    www.luizalbertomachado.com.br

    ResponderExcluir