sábado, 19 de fevereiro de 2011

Carta aberta de indignação de artista natalense a Prefeitura de Natal

    É com profunda tristeza e grande indignação que escrevo esta carta aberta.

    Sou Lula Borges, Quadrinista e animador, trabalhando no mundo da arte sequencial a mais de 30 anos, com trabalhos realizados no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio grande do Sul, Maranhão, entre outros e também com trabalhos feitos em outros países como Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, Índia e Japão. Só em outros países, mais de 200 publicações em histórias em quadrinhos e 5 desenhos animados em curta metragem. Em termos de Brasil torna-se incontável a quantidade de publicações assinadas.

    Trabalho em prol da arte e da cultura a muito tempo, ministrando aulas de artes e ganhando reconhecimentos e prêmios no setor da arte sequencial e tornando-me presidente de uma entidade cultural e vice-presidente de outra, o qual faço tudo para as duas caminharem a frente do que se destinam.

    Dos prêmios que ganhei, em 2010, um foi pelo FUNDO DE INCENTIVO A CULTURA DO MUNICÍPIO DE NATAL, no setor do audiovisual. Fundo este totalizando duzentos mil reais. meu prêmio, dentre os outros é de pouco mais de 12 mil.

    Bem, este prêmio está sendo impedido de ser pago pela PREFEITURA DE NATAL desde outubro de 2010, quando saiu o resultado do mesmo, onde, no edital se dizia "pagamento imediato", com várias desculpas e sempre deixando para o dia 20 do próximo mês, do próximo mês, do próximo mês e assim por diante. as desculpas são variadas, "está com o secretário, está com o financeiro, está com o planejamento, voltou do empenho, está com fulano está com cicrano", mas nunca conosco, artistas que, o que apenas queremos é trabalhar e, trabalhar, para também engrandecer o nome do município, melhorar as técnicas existentes, ensinar aos novos as técnicas que conhecemos, fazer o nome da cidade crescer em termos culturais, mas a prefeitura está sempre impedindo que trabalhemos.

    Este fundo é de 2009, onde foi feito o edital de 2010, ou seja, deve haver um fundo também para 2010, e estamos agora em 2011, onde estará o dinheiro, então de todo esse tempo? se esse dinheiro não existe atualmente então onde está? se alguém pegou ele, quem é essa pessoa? por que pegou e o que fez com o mesmo? o pior, para nós, produtores da cultura do município é que vem as secretarias e dizem "sabem aquele premio de 200.000 do fundo de cultura? A gente paga em duas parcelas, mesmo sabendo que o dinheiro total já existe a mais de 2 anos, mas vamos pagar metade e depois a outra metade" sabe-se lá quando.

    Editais devem ter garantia de funcionamento e pagamento. Nós artistas não somos bolas de basquete onde devemos pular de secretaria em secretaria a busca de um direito garantido. Quando ganhamos um edital temos muitas obrigações com o financiador, mas aparentemente a prefeitura do natal não tem obrigação nenhuma com seus contratados.

    Só resta a nós muita indignação e tristeza por nossos gestores usarem tão pouco sua inteligência em prol do que se propôs a fazer. Eles devem a nós seus cargos. Eles devem dar o exemplo de bom direcionamento aos órgãos que estão a frente; se não, não deveriam estar lá.

Lula Borges

4 comentários:

  1. Temos que tirar essa prefeitazinha daí antes que ela acabe com a cidade.

    Rodrigo Cruz

    ResponderExcluir
  2. Caro companheiro Lula,

    Solidariedade a você. Acho que você toca num ponto importante sobre a garantia jurídica e moral dos Editais, não só municipal, mas estadual e federal que estão atrasados e sem perspectivas de recebimento. Vamos discutir essa e outras questões no Fórum Potiguar de Cultura dia 28 de Fevereiro, de 09:00 às 17:30, no IFRN Cidade Alta. Vá e leve a família!!!

    Aluízio Matias

    ResponderExcluir
  3. Caro Lula,
    è com tristeza que vejo isso acontecer a voce e a outros colegas potiguares cujo trabalho merecem e devem ser reconhecidos dignamente.

    Infelizmente a única saída que vislumbro é Judicial... não sei como funciona o Fórum do Juizado do TJ daí do Rio Grande do Norte, se é possível acionar judicialmente o município no juizado, mas, se for possível, ajuize uma ação de cobrança em face do município de Natal, levando consigo seus documentos (Cópias?: RG - CPF - Comp. de residência e documentos que comprovem a existência do concurso e da sua vitória -- até fotos)... dado o valor não precisará de advogado (apesar d'eu recomendar). Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  4. Força parceiro! Ouvi dizer que ia sair, mas isso sempre é dito e dificilmente realizado...

    Nos vemos no Fórum...

    Abel Araújo
    Tropa Trupe

    ResponderExcluir